Orquestra do SESI emociona em apresentação no TCA

Geral

Os aplausos que ecoaram na sala principal do Teatro Castro Alves, na noite desta terça-feira, 3.11, após a apresentação da Orquestra do SESI, deram a tônica do quanto foi especial e emocionante a primeira apresentação da sinfônica naquele espaço para os alunos, pais e professores.
O espetáculo fechou a noite do II Concerto da Orquestra do SESI Itapagipe, que também incluiu as apresentações dos educandos de Iniciação Musical, do Grupo Instrumental do Cais (Centro de Apoio à Inclusão – SESI) e do Coral do SESI. No repertório, canções folclóricas e de compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque, entre outros.

“Viemos aqui para nos emocionar e participar um pouco mais daquilo que o SESI faz na vida das pessoas, que neste caso é levar a música para o dia a dia dos seus estudantes, contribuindo para a formação e a cidadania destes jovens”, declarou Armando da Costa Neto, superintendente do SESI, na abertura do evento.

A gerente do SESI Itapagipe, Ana Leila Tourinho, agradeceu o empenho de todos os que participaram da montagem do espetáculo e lembrou o quanto a presença da orquestra na escola vem contribuindo para levar aos estudantes novos aprendizados. Com a iniciação musical, dezenas de crianças têm a chance de conhecer o universo da música clássica e ampliar sua percepção cultural. Além disso, a inserção na escola musical também interfere positivamente no comportamento e no resultado acadêmico dos integrantes, ao ensinar valores como atuar em equipe, respeito ao silêncio e a vez do outro.

Fruto da parceria do SESI com o Neojibá, o Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) do SESI Itapagipe foi implantado em 2012 e hoje é formado por 289 alunos. Desse grupo, 229 são estudantes do 1º a 9º ano da Escola Comendador Bernardo Catharino, com idades entre 6 e 16 anos. Já os outros 60 jovens são do Centro de Apoio à Inclusão SESI (CAIS). Os três grupos já realizaram mais de 100 apresentações para cerca de 20 mil pessoas.

O representante do Neojibá, Eduardo Torres, observou que desde que foi implantada a Orquestra do SESI, vários egressos foram absorvidos pela Orquestra Castro Alves, que neste final de ano sairá em turnê pelo Norte e Nordeste, apresentando-se nos principais palcos das duas regiões.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.