Pedra fundamental marca início das construções de unidade do SESI/SENAI em Teixeira de Freitas (BA)

Geral

Nesta quarta-feira (04/11), aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Educação Formal do Sesi/Senai em Teixeira de Freitas, um moderno centro de educação formal e profissional no extremo sul da Bahia com representantes da Suzano Papel e Celulose, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Com previsão de conclusão em 2017, a expectativa é  que 1.100 jovens sejam atendidos na unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento.

A obra é fruto do acordo judicial firmado entre a Suzano e MPT, que permitiu a destinação do terreno e dos recursos para a realização da obra. Caberá ao Sesi e ao Senai equipar e manter o centro de formação. O terreno onde o centro será construído fica próximo ao shopping center da cidade e atenderá também a população dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri. O procurador Eliaquim Queiroz, destaca que “a educação é fundamental para a mudança de vida. O MPT é parceiro de quem busca melhorias da condição de vida do trabalhador, especialmente quando temos instituições sérias atuando”. 
 
Além de oferecer educação formal, a unidade capacitará mão de obra para aproveitamento nas indústrias do extremo sul da Bahia. “Estamos bastante felizes com essa parceria. Ela consolida o nosso compromisso com essa importante região para a nossa operação e reafirma nosso compromisso com a educação. A chegada do Sesi e do Senai vai formar profissionais para atuarem nas mais diversas áreas e indústrias do extremo sul”, explica Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose. 
 
O centro ficará próxima ao shopping center da cidade e vai oferecer cursos de educação formal e profissional para jovens e adultos dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri. Além de ser um benefício direto para a comunidade, a unidade educacional permitirá capacitar a mão de obra local e prepará-la para aproveitamento tanto na Suzano quanto nas demais indústrias do extremo sul da Bahia.
 
O prefeito de Teixeira, João Bosco, confirmou a vocação do município como polo de educação e elogiou a iniciativa da construção da Unidade do Sesi Senai como um fator para alavancar o desenvolvimento regional. “Se não discutirmos a educação e a formação de mão de obra, isso pode ser um limitador para o desenvolvimento. Precisamos de estratégias para colocar a nossa cidade no patamar que a população espera e essa iniciativa colabora para melhorar a qualificação das pessoas, tendo como consequência a redução das desigualdades sociais”, disse. 
 
De acordo com mapeamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a região de Teixeira de Freitas possui 407 indústrias e emprega mais de 5 mil trabalhadores. Conforme perfil da mão de obra local, há demanda para dois tipos de formação: elevação da escolaridade formal e da qualificação profissional. 
 
O prédio terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída. “Estamos bastante felizes com essa parceria. Ela consolida o nosso compromisso com essa importante região para a nossa operação”, explica Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose.
 
 A atuação do SENAI deverá resultados positivos e concretos no que se refere à melhoria da qualificação profissional na região com “melhora da produtividade, aumento das possibilidades de geração de emprego e renda e incremento da inserção de jovens no mercado de trabalho”, afirma o diretor regional do SENAI, Luís Breda Mascarenhas.
 
Já o SESI terá como foco a educação de jovens e adultos (na unidade e em empresas), além de ações voltadas para Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Com a instalação da unidade, teremos um atendimento ainda mais estruturado para as indústrias da região do extremo sul, onde está instalado um importante polo de celulose do estado”, acrescenta o superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.