Torneio de Robótica FLL realiza etapa regional em Salvador

Geral

Com 36 equipes e cerca de 330 participantes, o SESI Bahia sediou, nesta sexta-feira, 4.12, a etapa regional do Torneio de Robótica First® Lego® League (FLL). Além das equipes da Bahia, participam do torneio representantes de quatro estados do Nordeste, reunindo estudantes de escolas públicas e particulares e um grupo de garagem.


Na abertura do evento – que acontece na Escola Djalma Pessoa, do SESI Piatã, até as 17 horas deste sábado, 5.12 –, o superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, cumprimentou os participantes e convocou todos a aproveitarem a participação do Torneio de Robótica para aprender mais e trocar experiências.


“Vocês sairão daqui mais maduros e levarão esta herança para a vida. No Torneio de Robótica vocês exercitam o companheirismo, a experiência de encontrar soluções em equipe, mas, sobretudo, a competição saudável e com ética”, destacou Neto. Ele agradeceu o apoio do SESI Nacional, a parceria com a Lego e o empenho da equipe do SESI na realização do evento, bem como o apoio dos voluntários, incluindo os juízes e anjos das equipes. O Torneio de Robótica foi apadrinhado pelo cantor Saulo, que mandou uma mensagem em vídeo aos participantes.


Nesta temporada de 2015, o Torneio tem como temática “Trash Trek, descobrindo melhores formas de processar o nosso lixo”, que visa conduzir os participantes a identificar um problema na forma como o lixo é tratado, buscar uma solução e compartilhá-la. São estas soluções que estão sendo avaliadas durante a competição, apresentadas sob a forma de maquetes e simuladores. A outra etapa é a competição de robôs, em que cada protótipo feito com tecnologia Lego precisa cumprir uma missão na mesa oficial de competição. O torneio, criado pelo grupo Lego, da Dinamarca, é realizada em mais de 80 países e no Brasil é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI).


Os vencedores da etapa regional, que serão conhecidos neste sábado, seguem para a competição nacional que será realizada no dia 17 de março, em Brasília, conforme lembrou a representante do SESI Nacional, Bárbara Trajano.


Dentre as equipes que disputam a etapa regional, 25 são da Bahia, 4 de Pernambuco, 3 de Sergipe, uma do Ceará e 3 de Alagoas. Este ano, o torneio contou com a presença de 11 escolas públicas, 5 particulares e 8 escolas da Rede SESI, incluindo a participação, pela primeira vez, dos estudantes da Escola João Ubaldo Ribeiro, do SESI Oeste, no município de Luís Eduardo Magalhães.


O SESI apadrinha 5 das 10 equipes de robótica de escolas públicas da Bahia, assegurando consultoria técnica em programação e robótica para os alunos. São escolas como a Mestre Paulo dos Anjos, do Bairro da Paz, da equipe Flashlight. Felipe Araújo é um dos integrantes da equipe e destaca a importância do apoio do SESI que permitiu a participação dele e dos colegas na competição. Ele participa pelo segundo ano do FLL e acredita que este ano sua equipe terá um desempenho melhor do que no ano passado.


Para Felipe, a robótica tem ajudado a ele a seus colegas a aprenderem a resolver problemas, uma experiência que vai servir para o resto da vida. “A gente aprende a resolver problemas, a pedir ajuda e a trabalhar em equipe e este apoio do SESI é fundamental para garantir que a gente esteja aqui’, ressalta.


A competição, que é aberta à comunidade, acontece todo ano em nove estados do Brasil e tem como público-alvo estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas, particulares e da Rede SESI. Em março, os vencedores da etapa regional vão a Brasília para a etapa nacional, que antecede o torneio internacional, realizado nos Estados Unidos.

 

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.