Alunas do SESI são destaque em evento científico em São Paulo

Geral

Um plástico biodegradável, proveniente de uma fonte renovável e regional. Foi com esse projeto que as estudantes Aline Costa, Ananda Lima e Camila Pires, alunas da Escola Djalma Pessoa, foram premiadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP). O projeto do bioplástico foi escolhido o melhor da Bahia e assegurou às estudantes uma bolsa de Iniciação Cientifica Júnior (ICJ), concedida pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

Concorrendo com cerca de três mil projetos, a proposta apresentada pelas meninas foi uma das 170 iniciativas premiadas. A iniciativa mostra a viabilidade de se utilizar o amido de mandioca como matéria prima para produzir o bioplástico, um polímero natural de baixo custo e de fácil acesso e com facilidade de biodegradação.

Orientado pelo professor pesquisador Fernando Moutinho, o projeto foi desenvolvido em etapas, que incluiu capacitação em técnicas de laboratório, conhecimento em normas de segurança e uso de equipamentos de segurança individual, totalizando dois anos de trabalho.

Ao longo destes dois anos, a equipe participou de diversos eventos científicos regionais, até obter o reconhecimento em um dos maiores eventos de iniciação júnior, realizado pela Escola Politécnica na Universidade de São Paulo, a Febrace.

Desde o início da pesquisa, Ananda Lima Dias, uma das alunas premiadas, teve convicção do impacto positivo do projeto. “A partir do momento que entrei no grupo de pesquisa descobri que um pequeno passo na área científica pode significar um grande pulo para o futuro”, conta.
“Ao entrar na feira, o sentimento foi de dever comprido, pois participar de um evento com as proporções da Febrace mostra que todo o esforço valeu a pena. Saber da premiação foi um daqueles momentos incríveis em que você percebe que está indo pelo caminho certo, e que este pode ser apenas mais um objetivo que foi alcançado”, comemora a estudante.

O Programa de Iniciação Científica Júnior é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa da Escola Djalma Pessoa, do SESI Piatã, que tem como finalidade reunir professores de diferentes áreas e estudantes que têm interesse em trabalhar com pesquisa científica no ensino médio.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.