Delegações do SENAI e do SESI representam a Bahia na Olimpíada do Conhecimento 2016

Geral

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia participam, em Brasília, da Olimpíada do Conhecimento SESI e SENAI 2016. O evento, será aberto na tarde desta quarta-feira, 9.11, vai até o dia 13, com competições e desafios que envolvem tecnologia e robótica. O evento está na 9ª edição e reunirá 1.200 estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF); alunos do ensino fundamental e médio do SESI e de escolas públicas de todo o Brasil.


Maior competição de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento será disputada pelo SENAI Bahia com dois projetos: um carro customizado e outro desenvolvido com energia renovável. Os estudantes serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido. O SENAI participa ainda da disputa das provas individuais com 15 alunos dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Edificações, Mecânica, Logística e Eletrotécnica das unidades de Feira de Santana, Dendezeiros, Cimatec e Vitória da Conquista.

Nesta modalidade, o objetivo é analisar as capacidades dos alunos formados pelo SENAI e, a partir daí, implementar medidas para melhorar a gestão e o trabalho pedagógico da instituição em todo o país. Desde 2010 é realizado o teste online e este ano, pela primeira vez, o SENAI avaliará as capacidades técnicas dos estudantes durante as olimpíadas.

SENAI
Este ano a Olimpíada do Conhecimento foi redesenhada e ganhou desafios inéditos, com provas por equipe, avaliações individuais e criação de projetos inovadores. São eles: Avaliação Prática do Estudante, Desafios por Equipe, Desafios Individuais e Inova SENAI. Nos desafios, serão considerados conceitos como modalidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade.

O SENAI Bahia classificou-se com o projeto Tunning. Trata-se de um desafio de Transporte e Logística. Um Ford Ka Sedan customizado apresenta novas tendências na pintura automotiva, modificações estéticas e de performance no motor. O projeto será defendido por quatro estudantes do SENAI de Salvador.

A representação do SENAI Bahia também foi selecionada para ser embaixadora na ocupação Tecnologia de Manufatura e Engenharias, com o objetivo de fazer a demonstração do projeto de um carro ecológico elétrico que possibilite o compartilhamento, proporcionando a interação com o transporte público coletivo das grandes cidades e centros urbanos. O carro elétrico foi desenvolvido por três funcionários do SENAI Bahia. Com o apoio de dois alunos do SENAI Cimatec e de Feira de Santana.

SESI
Já o SESI Bahia será representado por quatro equipes da Rede SESI de Educação que participam do Festival de Robótica FLL e da Mostra SESI de Ciências e Engenharia. Para o Festival de Robótica, evento realizado anualmente pelo SESI para estimular o desenvolvimento de competências e habilidades em ciência e tecnologia, além da equipe Tecnomaníacos, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, integra também a delegação da Bahia a equipe de robótica do Instituto Federal da Bahia (Ifba), a Autobot, ambas compostas por seis estudantes e um técnico.

 

A competição reúne estudantes de 9 a 16 anos, que serão desafiados a resolver problemas do mundo real usando robôs montados com peças de Lego e programados pelos próprios estudantes. São 54 equipes convidadas de escolas públicas e da Rede SESI.

Na “Mostra SESI de Ciências e Engenharia”, participam as equipes das Escolas SESI Candeias – Centro Integrado de Atividade SESI-SENAI, com o projeto “Política pública para empoderar; Compostagem para conscientizar”; da Escola SESI João Ubaldo Ribeiro, de Luís Eduardo Magalhães, com o projeto “Alimentação no contexto contemporâneo: Consumo consciente, meio ambiente e qualidade de vida”; e da Escola SESI Djalma Pessoa, com a proposta “Software para gerenciamento do processo formativo dos estudantes”.

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