20 anos do Teatro SESI Rio vermelho

Geral

O mar avançou suas águas e trouxe em ondas suaves sereias para encantar a noite de terça-feira do Rio Vermelho. Embaladas pelas cordas de Alexandre Leão, o teclado de Yacóci Simões e a percussão de Joceval Santana, Ana Mameto, Claudia Cunha e Manuela Rodrigues revisitaram o espetáculo Canto das Sereias que, há 20 anos, com as intérpretes Marilda Santana, Guida Moira e Ana Paula Albuquerque, marcou a abertura de um dos mais charmosos espaços culturais de Salvador, o Teatro SESI Rio Vermelho.


Com as sereias deslizando pelo palco, ao som do sucesso de Candeia, O Mar Serenou, imortalizado na voz de Clara Nunes, os artistas deram início ao espetáculo que reviveu o vento de Caymmi, a baía cantada por Gil, a malemolência da música de Gerônimo e o feminino de Chico Buarque e Rita Lee para celebrar os 20 anos do espaço cultural.


O espetáculo foi só o começo. Além de intervenções visuais em videomapping na fachada do casarão, a Varanda foi tomada por artistas de diversas linguagens, que marcaram a noite com performances, apresentações e pequenos esquetes, tornando a noite tão diversa como é o espaço SESI Rio Vermelho.

Dançarina de flamenco

 

Performances artísticas marcaram a programação festiva


Na noite de celebração dos 20 anos do espaço, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, relembrou a importância do SESI Rio Vermelho que, não apenas oferece aos industriários a oportunidade de inserção cultural, como já se tornou uma referência para a cena artística e cultural da própria cidade. Ricardo Alban agradeceu a todos os que fazem o Teatro SESI acontecer e falou da capacidade de inovação dos artistas e pela oportunidade de dar aos empresários a oportunidade de enxergar novas possibilidades. “O empresário é um ser pragmático e gostaríamos de ter a capacidade de criar e inovar dos artistas. Contamos com este potencial criativo de vocês para nos colocar neste caminho e nos fazer enxergar outras possibilidades”, arrematou.

 

Armando Neto, superintendente do SESI, o presidente do Sistema FIEB, Ricardo Alban e o presidente de sindidato João Schnitman


A noite também foi de agradecimento, nas falas de Maria Angélica Ribeiro, gerente do SESI Cultura, Rosa Villas-Boas, gerente do Teatro SESI e Catarina Laborda, gerente do Arte na Empresa, aos artistas, técnicos, parceiros e funcionários administrativos que fazem o Teatro SESI acontecer.


A comemoração reuniu convidados, incluindo representantes da indústria, gestores e funcionários do SESI, além de parceiros. O ex-superintendente do SESI, Carlos Alberto Vieira Lima, que foi responsável pela implantação do Teatro, esteve presente às comemorações, além do presidente de sindicato, João Schnitman.

Perfil do espaço


O espaço cultural, que inclui Teatro e Varanda do SESI, funciona diariamente e acolhe anualmente uma média de 180 grupos culturais, com 500 apresentações e público médio de 44 mil espectadores, gerando renda para 2.200 profissionais que vivem da arte e da cultura por ano.


Inaugurado em 1997 com o espetáculo Abismo de Rosas, protagonizado pelo ator Wagner Moura e direção de Fernando Guerreiro, o Teatro SESI Rio Vermelho é mantido pelo Sistema FIEB e também atua como um Centro de Estudos Culturais, produzindo conteúdos como o Sala de Som, programa educativo sobre música que foi veiculado na TVE Bahia com audiência de estimada em 42.900 espectadores.


Também realiza iniciativas como o Festival de Música, Encontro de Corais de Empresas, Mostra de Teatro e Concurso Literário, realizados pelo programa Arte na Empresa, bem como atua como espaço para realização de eventos corporativos de empresas industriais.


Confira mais fotos no Flickr da FIEB.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.