Alunos do SESI Piatã vão falar na TVE sobre projeto vencedor em premiação do Instituto Akatu

Geral
A Escola SESI Piatã foi campeã no Desafio Redução CO2, competição nacional promovida pelo Instituto Akatu, em parceria com a Dow. Para falar sobre o projeto vencedor, o professor Fernando Moutinho, que orientou a pesquisa, e a estudante Tarley Dias, foram convidados a participar, nesta quinta-feira (17.8), do programa TVE Revista, às 12h05, no quadro Ciência em Pauta.
 
A iniciativa do Instituto Akatu tem por objetivo destacar projetos que contribuem para a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa e promover o engajamento de jovens brasileiros, estudantes de ensino técnico, a criarem projetos que contribuam para que o país atinja a meta de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), colaborando com a desaceleração do aquecimento global.
 
Os estudantes integram o Programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia, na linha de pesquisa Química Verde. A proposta é o cultivo de microalgas marinhas da espécie Dunaliella salina para absorção do CO2 atmosférico, convertendo-o em biomassa que pode ser utilizada pela indústria para diversos fins.
 
 
Equipe vencedora Desafio Co2 Foto: Arquivo Pessoal
Equipe vencedora Desafio Co2. Foto: Arquivo Pessoal
 
O projeto surgiu da preocupação do grupo com o futuro do planeta por causa dos impactos ambientais ocorridos pelo aumento excessivo do efeito estufa. A solução proposta é implantar fotobiorreatores (equipamentos utilizados para cultivo de células em meio aquoso e luz) com culturas de microalgas em indústrias, com a função de reduzir a emissão de CO2 antrópico (produzido pela ação do homem no meio ambiente).
 
Os jovens pesquisadores produziram um tensoativo não iônico, que, durante o processo metabólico de fotossíntese, pode realizar a absorção de aproximadamente 1,8 kg de CO2 e converter em 1 kg de biomassa microalgácea. Essa biomassa pode ser utilizada para diversos fins, como aditivo alimentar, na alimentação animal, para fazer pigmentos, química fina, hormônios e biocombustíveis e, portanto, possibilitando ser comercializada pela própria empresa produtora de biomassa microalgácea.
 
 
Acompanhe a transmissão ao vivo pela TVE, que será compartilhada pelo Facebook do Sistema FIEB e do SESI, nesta quinta-feira, a partir das 12h05.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.