Estudantes da Rede SESI Bahia participam de Feira de Ciências, em Pernambuco

Geral
Três trabalhos do Programa de Iniciação Científica Junior da Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador, estão inscritos na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que foi aberta nesta terça-feira, 19.09, e prossegue até sábado, 23.09, em Recife (PE).
 
A Fenecit é uma feira científica voltada para o ensino médio, com a participação de escolas de países da América Latina, Este ano, além de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, também estarão presentes representantes de escolas do México, Peru, Argentina e Uruguai.
 
Os projetos levados a Pernambuco fazem parte da linha de pesquisa Ambiente Vivo, na qual os estudantes desenvolvem pesquisas socioambientais. Uma delas é o Chorume do Bem: Fertilizante e Pesticida Natural, desenvolvida pelas alunas Marcela Talita Rodrigues das Mercês e Mariana Santana Falcão Maia, do 3º ano do ensino médio.
 
As estudantes identificaram que o chorume, que resulta da compostagem do lixo orgânico produzido pelos refeitórios e cantina da Escola Djalma Pessoa, pode ser usado para produzir fertilizante e pesticida para a horta escolar e também ser doado à comunidade para uso em hortas caseiras.
 
 
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
 
 
A estudante Yasmim Thasla Santos Ferreira, do 3º ano do ensino médio da Escola SESI Djalma Pessoa apresentará a pesquisa Vivências e Experiências na Horta Escolar como Ferramentas Didáticas: Caso Escola Sesi Djalma Pessoa. Aluna do 3º ano do ensino médio da escola, ela propôs utilizar a horta escolar como ferramenta didática para as aulas da disciplina de biologia. Com isso, planejou e executou ações que propiciaram aos professores de Biologia da instituição trabalhar o conteúdo de ecologia em um ambiente afetivo, alternativo, verde e dentro da escola.
 
 
Os estudantes Matheus Aguiar e Thiago Barreto Foto Arquivo pessoal
Os estudantes Matheus Aguiar e Thiago Barreto. Foto Arquivo pessoal
 
 
O terceiro projeto enviado pela Escola Djalma Pessoa à Fenecit tem como título: O efeito do volume das pet’s e dos substratos no desenvolvimento de plântulas de barbarea verna e eruca sativa, desenvolvida pelos alunos, Matheus Malta de Aguiar, do 3º ano do ensino médio, e Thiago da Mata Barreto, do 2º ano do ensino médio. Com a proposta da linha de Pesquisa Ambiente Vivo, de fomentar hortas caseiras para a comunidade escolar e a comunidade no entorno da instituição, os alunos resolveram pesquisar qual o recipiente e substrato ofereciam melhor relação entre custo e benefício, acessíveis a todas as classes sociais. Foram escolhidas as garrafas pet e testados diversos substratos, até chegarem a um formato de pet e substrato de menor valor e maior eficiência para a produção de hortaliças em casa.  
 
 
Yasmim Ferreira apresenta estudo sobre a horta escolar
Yasmim Ferreira apresenta estudo sobre a horta escolar.
 
De acordo com a professora Loraine Dias, coordenadora do programa Ambiente Vivo, para os alunos de ensino médio, trabalhar com pesquisa ainda na escola, possibilita o desenvolvimento crítico acerca das problemáticas do mundo, colocando-os como coparticipantes das decisões sociais locais, além de torna-los autônomos para o estudo.
 
As pesquisas realizadas na linha de pesquisa Ambiente Vivo são orientadas pelos professores de ciências biológicas da Escola SESI Djalma Pessoa, que além de Loraine Dias, também inclui Marcelo Barreto e Maurício Bandeira. Em dois anos, o grupo já produziu, 17 artigos científicos publicados em anais de eventos e revistas científicas, obteve duas premiações em eventos científicos e promoveu cursos e workshops sobre a experiência em escolas públicas de Salvador.
        

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.