Estudantes de Camaçari participam do 1º Torneio de Robótica Ford

Geral
O Torneio de Robótica Ford, realizado no Shopping Boulevard Camaçari  marcou o encerramento das atividades da primeira turma do Curso de Robótica do Programa Ford de Educação para Jovens, promovido pelo Ford Fund – braço filantrópico da Ford Motor Company. Em parceria com o SESI e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento foi realizado na última sexta-feira (4) e contou com a presença do vice-prefeito de Camaçari, José Tude, da secretária municipal de Educação, Neurilene Martins, da gerente de Educação e Cultura do SESI, Clessia Lobo, e da supervisora de Assuntos Corporativos da Ford, Magnólia Borges.
 
“O objetivo do Torneio é promover entre os jovens da rede pública de ensino de Camaçari o interesse pela pesquisa, ciência e tecnologia, mostrando que eles são capazes de buscar soluções inovadoras para a vida real”, afirma Roberta Madke, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford América do Sul.
 
Entusiasmo e clima de cooperação não faltaram entre as equipes competidoras, que, além de apresentarem soluções na área de mobilidade urbana, exibiram suas criações de robôs autônomos programados com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®. O evento também contou com uma oficina de Robótica aberta ao público, além de dinâmicas que identificaram valores como espírito de equipe entre os competidores.
 
O ponto alto do Torneio ficou por conta da final do Desafio do Robô, que definiu o time vencedor com uma disputa entre os robôs na arena montada no local. Os finalistas mostraram o desempenho de suas criações, que tinham de realizar diversas tarefas relacionadas à mobilidade urbana.
 
O time vencedor do Desafio foi o Ford Mustang, que também conquistou o Troféu Champion por obter a melhor pontuação em cinco categorias: design dos robôs, valores fundamentais de interação, desafio do robô, pitch destaque e projeto de pesquisa. “A gente batalhou muito para chegar até aqui. É emocionante ganhar o troféu. Com certeza, vou seguir minha vida na robótica”, afirma Lyon Hollos, um dos integrantes do Ford Mustang. Para o projeto de pesquisa, a equipe propôs o Mega Ramps, uma rampa adaptada em veículos de transporte privado para cadeirantes.
 
 
O Programa Ford de Educação para Jovens promove a capacitação comportamental e técnica de alunos da Rede Municipal de Ensino para o mercado de trabalho. Em três anos, o Programa já beneficiou 300 jovens entre 17 e 24 anos.
 
Em fevereiro deste ano, foi iniciado o Curso piloto de Robótica, com carga horária de 160h, para 25 estudantes do Ensino Fundamental II, entre 14 e 16 anos. As aulas, pautadas na Metodologia LEGO, buscam desenvolver habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe, bem como despertar nos alunos o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando assim suas perspectivas profissionais.
 
 
Texto: Portal Camaçari Notícias com Assessoria de Comunicação
Fotos: Portal Camaçari Notícias

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.