Pipocando Arte apresenta performances artísticas dos estudantes da Rede SESI

Educação

Programação de encerramento será dia 23 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola SESI Bahia, no YouTube.

 

Usar a arte como fio condutor para levar para o ambiente escolar temas nem sempre fáceis de se abordar, como identidade, autoestima, espiritualidade e valorização da vida. Este é o objetivo do projeto Pipocando Arte em Todas as Partes, criado em 2019 para incentivar e dar visibilidade às produções artísticas dos estudantes das Escolas do SESI Bahia, a partir da abordagem de temas do universo socioemocional. 

 

No próximo dia 23 de setembro, transmissão ao vivo, pelo canal do YouTube da Escola SESI Bahia, vai marcar o encerramento da programação de 2021 do Pipocando Arte, trazendo conteúdos sobre o tema: Valorização da Vida.

 

A programação começa às 16 horas, no endereço da Escola SESI no YouTube - www.youtube.com/escolasesiba e contará com a participação dos alunos, das famílias e professores. Estão previstas performances dos professores de Artes, dos estudantes e também de artistas do Teatro SESI.

 

PROJETO INTEGRADO

 

Pipocando Arte mobiliza alunos das dez escolas da rede SESI na Bahia, na capital e interior. Trata-se se uma ação que integra as áreas de Educação e Cultura do SESI com o Teatro SESI Rio Vermelho, responsável pela gestão dos conteúdos na plataforma digital que, ao longo do ano, reúne as produções dos alunos e as lives. Para conferir, basta acessar o site www.sesipipocandoarte.com.br.

 

Os trabalhos e performances artísticas dos estudantes do SESI Bahia contemplam diversas expressões e linguagens, como música, poesia, dança e teatro. Ao longo do ano, os temas que mobilizaram os estudantes foram Identidade, Autoestima, Inteligência Emocional, Redes Sociais, Nós, a Arte, a Natureza e a Espiritualidade e Valorização da Vida. Estas temáticas tornaram-se especialmente relevantes diante de todo o contexto de mudança e isolamento social trazido pela pandemia e ajudou escola e família a lidarem melhor com esta realidade.

 

“O Pipocando Arte em Todas as Partes une transversalmente a Cultura e a Educação, de forma que as capacidades socioemocionais, tão importantes no desenvolvimento integral dos estudantes, sejam tratadas com múltiplas linguagens e manifestações artísticas. Por isso, o resultado tem integrado estudantes, família e toda a escola em uma formação educacional que é para a Vida”, destaca a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo.

 

Coordenador do projeto, o professor de Artes, Marcelo Santts, explica que o bacana do projeto é que a produção dos estudantes é contínua e não está atrelada obrigatoriamente a uma atividade de sala de aula ou à participação do aluno em uma oficina artística. “Os subtemas são amplamente divulgados na escola e os estudantes vão se expressando através da arte. Pode ser um desenho, uma pintura, um poema, um texto, teatro, música, dança, artes visuais, ou o conjunto disso”, explica o professor. Depois, o conteúdo é encaminhado para o site, onde fica postado para que alunos e as famílias possam conferir.

 

As produções podem ser em formato solo ou em grupo.  Santts explica que mesmo com as atividades ocorrendo de forma remota, têm surgido grupos artísticos nas escolas, formados por alunos de diversas turmas, para produzir um vídeo, por exemplo. “Os estudantes se reúnem e buscam uma forma de dialogar com a arte e de criar. Eles pensam esteticamente, sonoramente, pensam como conseguirão passar aquela mensagem que está ali proposta. Com isso têm saído trabalhos muito bons, estimulados pelo Pipocando Arte e o apoio das equipes pedagógicas”, explica o professor.

 

Acompanhe o encerramento do Pipocando Arte em Todas as Partes 2021, no próximo dia 23 de setembro, no canal da Escola SESI, no YouTube, a partir das 16 horas.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.