Bahia fica em quinto lugar em competição nacional de robótica

Educação

Dois estudantes da Rede SESI Bahia de Educação foram finalistas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021, realizada em ambiente virtual. Os alunos Pedro Portela e Murilo Mattos, da equipe Hydra, ficaram em quinto lugar na categoria N2, competindo com alunos do 9º ano do ensino fundamental II, e do ensino técnico.

Esse foi o melhor resultado de Pedro Portela, que desde 2019 compete na OBR. “Foi uma felicidade muito grande, sempre quis conquistar uma posição de destaque e é bom ver que o nosso esforço valeu a pena”, comentou o jovem, que atualmente é estudante do curso técnico de Mecatrônica no SENAI.

O colega de equipe, Murilo Mattos, também se sentiu realizado com a classificação. “Trabalhamos duro, lutamos bastante e para mim foi uma experiência de muito aprendizado, porque tivemos pouco tempo para aprender muitos conteúdos e pôr em prática”, comentou o estudante da Escola SESI Djalma Pessoa, que já pensa na OBR 2022. “Vou seguir com foco na competição e quero melhorar ainda mais”, conta.

Técnico da equipe, o professor Jackson Amorin ressalta o esforço dos estudantes para melhorar a classificação. Depois da etapa regional, até a prova da OBR, foi preciso mais estudo. “Foi um trabalho de equipe, eles se reuniram, começaram a estudar, conversaram com alunos de outras equipes. Perceberam que era necessário utilizar conceitos teóricos de disciplinas como matemática e física para programar o robô”, destaca.

Pelo segundo ano consecutivo, a OBR foi realizada em ambiente virtual, pelo simulador sBotics. No total, sete equipes da Rede SESI Bahia de Educação participaram da OBR. Estudantes da Escola SESI dos municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista participaram da disputa nas categorias N1 (alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental) e N2 (alunos do 9º ano do ensino fundamental II, e do ensino técnico).

Os estudantes tiveram como desafio programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre. Dez equipes de cada categoria se classificaram para a final da OBR.

Além de incentivar e divulgar a robótica no Brasil, a OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Na Bahia, é o SESI que coordena a etapa regional com objetivo de fomentar a ciência e a tecnologia para todos os jovens baianos.

No total, 181 equipes de todo o país participaram da etapa nacional da OBR, sendo 87 na categoria N1 e 94 na categoria N2. Confira o resultado das equipes da Rede SESI Bahia de Educação:

 

Categoria N1

Athlonsquad - 15º lugar
Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana

Redragon - 42º lugar
Escola SESI João Gilberto, de Juazeiro

Chronos - 47º lugar
Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, Salvador

Atomozinho - 57º lugar
Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, de Barreiras

 

Categoria N2

Hydra - 5º lugar
Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador

D4RKMODE - 20º lugar
Escola SESI Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista

Quimera - 87º lugar
Escola SESI Adonias Filho, de Ilhéus

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.