Torneio SESI de Robótica é aberto em Salvador

Educação

Equipe do ensino fundamental da Escola SESI de Candeias Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

 


Competição definirá os times que vão disputar o torneio nacional, em São Paulo

 

Estudantes da Bahia, Sergipe e Alagoas participam em Salvador da etapa regional do Torneio SESI de Robótica. São 184 competidores, de 30 equipes, que disputam vagas para a maior competição de robótica educacional do país, o Festival SESI de Robótica, que ocorre entre 27 e 29 de maio, na Bienal de São Paulo (SP). Participam da competição 24 equipes na modalidade FIRST Lego League (FLL) e seis na categoria F1 In Schools, uma competição de carrinhos autônomos de fórmula 1.

 

O FLL reúne estudantes das redes particular e pública do ensino fundamental e médio de 9 a 16 anos, além de equipes de garagem. Já o F1 in Schools está sendo disputado por seis equipes de ensino médio das escolas SESI de Salvador e do interior – Feira de Santana, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

 

O Torneio, que este ano passou a integrar a programação oficial do Festival da Cidade – pelo aniversário de Salvador -, foi aberto nesta sexta-feira, 18.03, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro. A programação prossegue até este sábado, 19.03, quando serão conhecidos os vencedores da etapa regional.

 

Ricardo Alban (D) também acompanhou as atividades da seletiva de F1 In Schools

 

MODALIDADES

Na modalidade FIRST Lego League (FLL), os estudantes participam de disputas de robôs construídos com kit tecnológico Lego e desenvolvem um projeto de iniciação científica sobre o tema da temporada, que este ano é Cargo Connect. A ideia é desafiar os estudantes de ensino fundamental e médio a buscarem soluções inovadoras para problemas do dia a dia nas áreas de transporte e logística.

 

Já na modalidade F1 In Schools, os estudantes são desafiados a construir um carro de corrida capaz de percorrer uma pista de velocidade no menor tempo possível. A modalidade é voltada para estudantes de ensino médio e estimula o aprendizado de novas tecnologias e práticas de empreendedorismo. A Bahia foi campeã em 2019 nesta modalidade e representou o Brasil em Abu Dhabi, na etapa internacional da competição.


Equipes de todo o estado e de Alagoas e Sergipe estão participando da seletiva para a maior competição de robótica do país


O torneio foi aberto pelo superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), Armando da Costa Neto, e pela gerente de Educação e Cultura, Cléssia Lobo. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, visitou o evento e conheceu os projetos dos estudantes nas duas modalidades. Para ele, o mais importante do evento é a motivação e o potencial de despertar nos jovens a vontade de querer ir mais longe. “Este evento de robótica faz a junção de tudo: lazer, esporte, cultura e conhecimento. Estas são combinações que não têm como dar errado”, destacou.

 

Armando Neto comemorou a ampliação da presença da escola pública no torneio e convidou para subir ao palco os ex-alunos do SESI que representaram o Brasil no torneio internacional de Fórmula 1 e que agora participam do Torneio de Robótica como juízes da modalidade.

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

O superintendente do SESI Bahia também lembrou os objetivos da competição, que tem caráter pedagógico e estimula o desenvolvimento de diferentes potenciais nos estudantes. Incentivador da inserção da iniciação científica e da tecnologia no ensino médio, Arando Neto deu um recado aos estudantes que participam do torneio: “Aproveitem este momento. Iniciação científica e tecnologia não têm idade e pode a escola de ensino médio, sim, ser protagonista neste processo de inovação, não pode ser restrito à universidade”.

 

Cléssia Lobo lembrou que o SESI há 15 anos aposta na robótica educacional e acolhe escolas públicas e particulares da Bahia. “Na visão do SESI, educação é para todos”, destacou, referindo-se ao apadrinhamento de escolas públicas feita pelo SESI. Este ano, receberam o apoio do SESI – oferta do kit tecnológico e suporte técnico – a Escola Municipal Fazenda Coutos e a Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, de Salvador, e o Colégio da Polícia Militar Professor Alexandre Leal Costa, de Barreiras.

 

Esteve também presente à solenidade de abertura, o representante da Saltur, Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, que disse estar disposto a trabalhar junto com SESI Bahia para trazer o evento nacional de robótica para Salvador. Também visitou o Torneio de Robótica no final da manhã a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. Ela ressaltou a intenção de ampliar ainda mais a presença de escolas municipais no evento.

 

Volta do evento presencial é comemorada

O estudante Arley dos Santos Lima, aluno da Escola Mestre Paulo dos Anjos, participa há cinco anos do FLL e comemorou a volta do evento presencial. “Estou muito feliz de a equipe nova estar conhecendo a experiência de estar aqui. No presencial, a emoção é muito maior”. Para ele, que hoje atua como um mentor para os novos integrantes da equipe, a robótica tem sido uma aliada para ajudar no aprendizado de matemática e física e ajudou a definir o que quer ser no futuro. “Pretendo usar a robótica na minha vida profissional”, acrescentou.

 

Hélio Igor dos Santos, técnico das equipes Robocoe e Techcoe, de Sergipe, também comemorou a volta do evento presencial. Após conquistar quatro campeonatos no FLL, em 2021, as equipes de Sergipe ficaram de fora do FLL e este ano chega motivada. Para o professor, ter ficado de fora do torneio no ano passado deixou um gap na equipe. Professor da escola Coesi, Hélio dos Santos considera o FLL o maior trabalho pedagógico do Brasil. “É mão na massa, projeto de inovação, trabalho em equipe, habilidades essenciais para o indivíduo do novo mundo, que saiba resolver problemas. A FLL é essencial. O ideal é que todos pudessem participar deste processo”, destaca.

 

Sophia Damm, programadora da equipe Robocoe, estava muito animada em participar pela primeira vez do Torneio SESI de Robótica. “Estou muito animada, foi muito tempo se preparando e a turma falava muito bem disso daqui e já estou percebendo o quanto é legal”, destacou.

 

O Torneio SESI de Robótica não está aberto ao público, mas ode ser acompanhado pela internet, transmitido pelo canal da Escola SESI Bahia, no YouTube.

 

DEMONTRAÇÕES DE ROBÔS

Dividindo espaço com as arenas de competição do FLL, as equipes XMachine (Escola SESI Reirtor Miguel Calmon) e Hydra (Escola SESI Djalma Pessoa), da modalidade FIRST Tech Challenge estão com um espaço de demonstração durante o torneio FLL. A XMachine se destacou no início deste mês, conquistando o primeiro lugar no Desafio da Inovação, realizado nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.

 

A Hydra também está presente com o robô da modalidade avançada FIRST Robotics Competition. Recentemente, a equipe conquistou o 3° lugar Rookie All Star, prêmio atribuído à equipes estreantes e que “celebra a equipe novata exemplificando um esforço de parceria jovem, mas forte, além de implementar a missão da FIRST de inspirar os alunos a aprender mais sobre ciência e tecnologia”.

 

A categoria FRC é a mais complexa entre as competições de robótica da FIRST, que combina esporte, ciência e tecnologia. Nela, alunos de 14 a 18 anos do ensino médio constroem e programam robôs de grande porte, que chegam a 54 kg e 1,5 metro de altura, e realizam várias tarefas na arena.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.