Ação do SESI e Petrobras mobilizou comunidade de Miranga em Pojuca

Educação

Programação incluiu orientações sobre a saúde, prevenção e atividades culturais 

 

Os alunos do Núcleo Educacional Pedro Leal Cardoso e a população da comunidade de Miranga, em Pojuca, participaram de uma manhã de atividades, realizadas pelo Centro de Esporte e Educação. O projeto realizado é uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e a Petrobras, com apoio da prefeitura municipal. Ao todo, cerca de 180 pessoas da comunidade participaram da ação de cidadania, qualidade de vida e lazer. 

A ação social comunitária aconteceu na quarta-feira, 15.06, das 9h às 13h, e incluiu atividades como orientações sobre saúde bucal – escovação dos dentes, aplicação de flúor, prevenção de doenças bucais e distribuição de kits odontológicos –, além de atividades de recreação e lazer para as crianças e adolescentes. 

A programação incluiu ainda palestras para a comunidade sobre temas como prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas, de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS, Abuso Sexual Infantil e Política de Igualdade Racial.  

O evento também teve como objetivo realizar atividades voltadas para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Entre elas, a technofitness, que ativou a comunidade contra o sedentarismo, e uma exposição dialogada com nutricionista para dar orientações sobre como montar o prato e ter uma dieta balanceada de acordo com a realidade de cada família.  

Na parte cultural, foram programadas apresentações, com a participação do grupo de percussão Batuca Aê, dentre outras atividades.  

 

O líder comunitário Junior Tuchê elogiou a iniciativa. “É importante ter eventos como este para a comunidade, que é carente e tem muitas crianças”, destacou. Sobre o projeto, que prevê atividades voltadas também para o aprendizado, Tuchê falou o quanto tem sido gratificante para a comunidade ver o amadurecimento dos alunos. “A gente lutou por isso e fomos ouvidos pela Petrobras e agora este sonho está sendo realizado”, complementou. 

Catarina Laborda, gerente de Cultura e gestora do Projeto Centro de Esporte e Educação, destacou que a ideia da atividade foi prestar serviços gratuitos e de relevância para a comunidade, de Miranga. “A parceria público privada é a forma como a gente consegue atingir a sociedade e estimular o voluntariado”, ressaltou, lembrando que o projeto teve parceiros importantes para a realização do evento. 

A ação contou com o suporte das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude de Pojuca, além do Senac, que levou uma palestra sobre empregabilidade e mercado de trabalho. 

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.