Atividade pedagógica do Projeto Seja! Saberes da EJA promove valorização da vida

Educação

Foto Divulgação

No dia 1º de setembro, foi realizado, no Teatro Alberto Martins, em Camaçari, a atividade pedagógica Da EJA para Vida, na Turma do Projeto Seja! Saberes da EJA, edição 2022, patrocinada pela Braskem. O objetivo da ação, fruto do Projeto da EJA Bahia do SESI, foi promover a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, em função do Setembro Amarelo.

A atividade envolveu 35 alunos numa roda de conversa com o tema “Ansiedade e depressão como fenômenos da contemporaneidade”, que contou com a participação de Carla Brito, autora do livro “Taunina: entre escrevivências e poesias” (2021) e do Fanzine Sinto (2022).

Na ocasião foram discutidas questões como o autocuidado, saúde mental e o adoecimento psíquico. Os alunos tiveram a oportunidade de viver um momento de relaxamento, assim como expressar sentimentos por meio da escrita. Ao final, todos receberam sementes de girassol para plantar, num gesto que simbolizou a esperança.

De acordo com a coordenadora Fernanda Brito, os estudantes conseguiram refletir acerca da vigilância aos sinais que o corpo emana sobre o estado depressivo, estafa, estresse, para buscar ajuda especializada quando necessário. “Eles foram convidados a refletir sobre sua rotina diária, questionando-se se conseguem fazer momentos de pausas. Alguns relataram que receberam diagnóstico de ansiedade e depressão, relacionando-os ao contexto econômico”, relatou Fernanda.

A professora Diana Luz contou que muitos dos estudantes relataram uma rotina intensa de trabalho, seja na empresa ou em casa, que não permite intervalos, inclusive nos dias de descanso. Na roda de conversa, eles também receberam orientação sobre locais, centros de atendimento e de apoio que oferecem suporte e atendimento de forma gratuita.

“Acreditamos que uma pessoa bem-informada poderá ajudar alguém próximo, que passa por um momento difícil, a buscar ajuda. Informar-se é uma maneira de ajudar ao próximo e se ajudar”, pontuou Diana. A atividade contou também com as participações dos professores Adriana Oliveira, Leliany Mazzei, e Reinaldo Santos.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.