Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho amplia a oferta de serviços, qualificação e inovação

Institucional

Nova unidade de referência do SESI Bahia reúne os serviços de saúde, centros de estudos e inovação, além da Escola de Gestão em SST

 

O Serviço Social da Indústria na Bahia (SESI Bahia), entidade de referência em serviços de Segurança e Saúde no trabalho (SST) no Brasil, projeta uma ampliação de 50% na oferta de serviços na Bahia com a inauguração da sua mais nova unidade, o Instituto SESI de Segurança e Saúde no Trabalho, em 1º de dezembro de 2022.

 

Com um investimento de R$ 55 milhões, somando recursos próprios e do Departamento Nacional do SESI, o Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho foi construído na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã. Com uma área total de 7.990 metros quadrados, a expectativa é oferecer um melhor serviço voltado para o trabalhador da indústria e ampliar o atendimento particular para a comunidade por meio do SESI Saúde.

 

O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, explica que além de ampliar a oferta de serviços em 50%, o objetivo é abrir novas frentes e serviços, em especial, na área de saúde. “Nossa ideia é que o SESI amplie a oferta de especialidades médicas, amenizando o custo das empresas na atenção à saúde primária para os trabalhadores”, explica, citando o mais novo produto do SESI Bahia, o SESI Acolhe.

 

SAÚDE CORPORATIVA

 

Nos últimos dois anos foram atendidas pelo SESI Bahia cerca de três mil empresas e mais de 300 mil pessoas nas áreas de saúde e segurança no trabalho. De acordo com o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria, Amélio Miranda, a meta até 2026 é ampliar o atendimento para 12 mil empresas e 500 mil trabalhadores e seus dependentes.

 

O SESI também dispõe de centros de pesquisa e inovação e o Instituto de SST vai sediar as estruturas voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e segurança no trabalho: o Centro de Epidemiologia e o Centro de Inovação SESI (CIS) em Prevenção da Incapacidade, além da Escola de Gestão em SST e a estrutura do SESI Saúde Acolhe.

 

“O SESI Bahia já é referência nacional na adoção de tecnologias digitais para gestão de SST, a exemplo do SESI Viva +, uma plataforma desenvolvida pelo SESI. A ideia é que isso se amplifique cada vez mais”, pontua o Armando Neto.

 

Na área de Saúde Corporativa e Saúde e Bem-Estar, a nova unidade oferecerá serviços de fisioterapia e vai ampliar as agendas de psicologia, nutrição, consultas de especialidades e exames de apoio diagnóstico. A unidade também vai permitir a implantação do SESI Saúde Acolhe, o mais novo serviço do SESI Bahia, voltado para a atenção primária à saúde.

 

SOLUÇÕES E INOVAÇÃO

 

Já o Centro de Inovação SESI (CIS) em Prevenção da Incapacidade é um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) vinculado ao SESI Bahia e que integra uma rede nacional composta por outros oito centros de inovação do SESI Nacional com temática relacionada à SST. O centro de inovação atua no desenvolvimento de soluções e consultorias nas temáticas de gestão de afastamentos e retorno ao trabalho.

 

O CIS atua com um modelo de transferência de tecnologia para que as novas soluções alcancem o mercado. Também presta assessoria aos Departamentos Regionais da Rede SESI nos outros Estados e dispõe de um portfólio de gestão de afastamentos e prevenção da incapacidade, bem como oferece soluções e capacitação para indústrias.

 

O Centro de Epidemiologia tem o papel de atuar no desenvolvimento de Estudos Epidemiológicos, como por exemplo, na realização de estudos como o perfil do trabalhador da indústria. Também realiza capacitações e presta assessoria na utilização dos dados para Gestão Estratégica em Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Na nova unidade também funcionará a Escola SESI de Gestão em SST, voltada para capacitar profissionais que atuam na área de segurança e saúde no trabalho. A nova infraestrutura permitirá ampliar a oferta de cursos de Gestão em SST, Normas Regulamentadoras (NR), Saúde e Bem-estar, além de soluções para gestão e consultoria em SST e serviços para atendimento a requisitos de NR.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.