SESI inaugura Centro Cultural SESI Casa Branca e anuncia novos investimentos

Educação

 

O secretário de Tecnologia da Bahia, André Joazeiro, a secretária de Cultura da Bahia Arany Santana, o superintendente do SESI Armando Neto, conselheiro Carlos Cohim Silva e o presidente da Fieb e diretor regional do SESI Ricardo Alban Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

 


O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) inaugurou nesta quarta-feira, 23.11, o Centro Cultural SESI Casa Branca. A inauguração contou com a presença do presidente Ricardo Alban e da secretária da Cultura, Arany Santana, que representou o governador Rui Costa na solenidade, e do secretário de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro.

 

Com investimento de mais de R$ 14 milhões em recursos próprios, o SESI Bahia realizou obras de requalificação do casarão (Solar Machado) e dos novos espaços: Sala Letieres Leite, Varanda da Casa Branca, Praça da Ciência e museu tecnológico 4.0, a Estação Ciência.

 

 

Na inauguração do novo espaço cultural de Salvador, o presidente da FIEB Ricardo Alban, que estava acompanhado de representantes da diretoria da entidade e dos integrantes do Conselho do SESI Bahia, destacou a importância do trabalho que o SESI Bahia vem realizando em todas as áreas em que atua, realizando importantes investimentos.

 

“Além de entregar este equipamento que vai revolucionar a vida cultural da Cidade Baixa e oferecer às nossas crianças um espaço de interação com a ciência, algo ímpar no nosso estado, o SESI Bahia também vai inaugurar na próxima semana o Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho, que também traz a marca da modernidade, sediando os principais serviços de inovação que a entidade desenvolve”, destacou Alban. Para ele, o SESI inaugura um novo momento na Bahia, ampliando seus serviços e atuação no cumprimento da sua missão institucional que é cuidar de Educação, Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Ricardo Alban, Presidente da FIEB e do Conselho Regional do SESI Bahia
Os convidados foram recepcionados na Sala Letieres Leite pela Orquestra e Coral Jovem SESI que executaram, cada um, duas peças musicais. Na sequência, os convidados conheceram a Estação Ciência.

 

A secretária Arany Santana parabenizou o SESI pela iniciativa que ela classificou como “tão importante para esta comunidade tão rica de cultura”. A secretária ficou especialmente encantada com a apresentações musicais e destacou o fato de a orquestra ter executado o hino da África do Sul, um ato simbólico no mês em que se comemora o Novembro Negro. A secretária também declarou se sentir representada pelas homenagens que a Estação Ciência presta a personalidades como Milton Santos e Teodoro Sampaio, dentre outros.

 

 

“Fui criada aqui perto da Cidade Baixa e sei quantas crianças estão em busca desta oportunidade que ora esta casa está a oferecer. Quero agradecer ao presidente Ricardo Alban pela sensibilidade e ao superintendente do SESI pelo resgate deste patrimônio e reforçar quão e importante um equipamento cultural, desta envergadura, nesta região. Todos sabem da carência de espaços culturais nesta cidade”, destacou Arany Santana.

 

A secretária também ressaltou que o SESI oferece um presente a todos os baianos, com um equipamento fundamental importância e que vai possibilitar experimentar no que há de mais moderno em tecnologia e ciência. Está comprovado mais uma vez que promover educação e fomentar a cultura estão para além da missão do SESI”.

 

 

Produtores cultural aprovam iniciativa

 

Antes de abrir ao público, o SESI Bahia apresentou o Centro Cultural SESI Casa Branca a representantes da área cultural. Ativista cultural e presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro

 

“Eu acho fantástica esta iniciativa do SESI. A gente precisava há muito tempo ter um equipamento deste porte na região da Cidade Baixa, que é uma região importante. O formato também é muito interessante, fazer um museu imersivo tecnológico e um teatro e ainda uma varanda. É um equipamento completo que vai atender escolas, o público convencional, de todas as idades. É um grande acontecimento para a nossa sociedade e as pessoas precisam se apropriar deste espaço” destacou Fernando Guerreiro.

 


O cantor Gerônimo também conheceu em primeira mão o Centro Cultural e falou da importância de Salvador ganhar um equipamento como este. “Estou impressionado porque é um espaço tecnológico, numa região onde as pessoas vivem da barraca para o mar e acho que o SESI vai ser a referência, principalmente para os jovens, para quem o equipamento é focado. O jovem precisa conhecer a sua história, a sua cultura”.

 

 

Artistas e produtores culturais durante visita ao Centro Cultural SESI Casa Branca, como Fernando Guerreiro e o cantor Gerônimo

 


ABERTURA AO PÚBLICO

 

A Estação Ciência será aberta ao público a partir do dia 10 de dezembro e vai funcionar de quarta-feira a domingo, no horário das 10 às 17h. Além da visitação individual, o espaço também foi pensado para acolher grupos escolares. O início das atividades dos demais espaços do centro cultural e a respectiva programação será comunicada posteriormente.

 

Para saber mais, acesse www.sesicasabranca.com.br e acompanhe pelo Instagram no @sesicasabranca.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.