Escola SESI Bahia comemora desempenho de estudantes no SISU e ENEM

Educação

Estudantes da Rede SESI Bahia de Educação de destacaram no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2023, com classificação entre os 10 primeiros colocados. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos para universidades públicas. No exame, realizado em novembro do ano passado, 540 alunos da Rede obtiveram nota superior a 700 na prova de redação. Deste total, seis estudantes chegaram próximo à pontuação máxima, com nota 960.

 

Os alunos do SESI que se destacaram no SISU foram aprovados nas universidades Estadual de Feira de Santana (UEFS), Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). “É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dos nossos alunos e celebrar suas conquistas. Nosso projeto educacional é voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida cidadã e para o mundo do trabalho e esses resultados confirmam que estamos no caminho certo”, celebra a gerente-executiva de Educação e Cultura do SESI, Cléssia Lobo.

 

Entre os destaques do SISU está o aluno Heitor Cortez, da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, de Barreiras, ficou em primeiro lugar no curso de Geografia na UFOB. A conquista tem significado especial, em um ano desafiador para o estudante. Diagnosticado com um tumor benigno no cérebro (macroadenoma hipofisário), ele passou o ano cuidando da saúde em um tratamento que provocava efeitos colaterais.

 

“Ele não conseguia acompanhar as aulas direito, pois sentia muitas dores de cabeça, cansaço, dores articulares, queda de pressão. Então só o fato de ter conseguido fazer os dois dias de prova, que é cansativo, para a gente já foi um sucesso”, destaca Andreia de Oliveira, mãe de Heitor.

 

Os pais do estudante ressaltam o apoio que o aluno teve da escola para seguir com os estudos ao longo do ano. “Foi um momento delicado na jornada de aprendizado dele. A descoberta do adenoma coincidiu com o último ano da escola. Tivemos momentos difíceis, mas Heitor aguentou firme. Contamos com todo o apoio da equipe do SESI, professores, direção, que nos acolheram e contribuíram para que ele seguisse em frente”, conta o pai do estudante, Marcelo Cortez.

 

Sem conseguir estabelecer um cronograma de estudos e com os efeitos colaterais do tratamento, Heitor até pensou em desistir. Hoje, comemora por ter superado as adversidades. “A chance de fazer o curso de minha escolha é uma grande vitória. Ao longo do ano, toda a situação do tratamento de saúde e o fato de não ter todo o meu potencial para estudar como no passado me afetaram de forma que, muitas vezes, quase me levaram a desistir de fazer a prova do Enem e de finalizar o ensino médio em 2022. Por isso, continuar até o fim e conseguir este resultado me traz uma grande felicidade por nunca ter desistido”, relata.

 

Dupla jornada

 

Quem já está frequentando as aulas do ensino superior é Hugo Machado, estudante da Escola SESI Djalma Pessoa (Piatã). Desde o começo do mês de março ele está com a rotina corrida, conciliando o curso técnico de Mecatrônica, no SENAI Cimatec, com o curso de Engenharia de Energia no IFBA, em Lauro de Freitas, onde foi aprovado em 5º lugar. “Tem sido um desafio, mas estou gostando muito e já me vejo trabalhando nesta área”, comentou.

 

O jovem tinha se planejado para avançar mais alguns semestres no curso técnico e só então se dedicar mais ao Enem. Mas o resultado o surpreendeu. “Me destaquei muito em química, biologia e física. Todos os professores focavam no Enem e isso foi muito importante. Além disso, a minha nota da redação contribuiu muito para o meu resultado”, conta. Com nota 920, Hugo foi um dos mais de 540 alunos da Rede SESI Bahia de Educação que se destacaram na prova de Redação do Enem 2022 e obtiveram nota superior a 700.

 

 

 

Redação

 

Quem chegou ainda mais perto da pontuação máxima da prova de redação foi Mariana Nunes dos Santos, da Escola SESI Djalma Pessoa (Piatã), que obteve 960 pontos. Para ela, o resultado não chegou a ser uma surpresa. Como já sabia que queria estudar medicina, Mariana se dedicou ao estudo de redação durante a pandemia e, quando fez o Enem para treinar, em 2021, obteve 920 pontos.

 

Para superar o resultado, ela estabeleceu uma rotina de estudos em 2022. “Escrevia uma redação por semana, que eram sempre corrigidas. Sobre os temas, estudava assuntos mais amplos, por áreas como saúde, meio ambiente. Assim desenvolvia repertório para qualquer tema que fosse abordado na prova”, conta.

 

Mas antes mesmo do resultado do Enem sair, a jovem já tinha tomado uma decisão importante: estudar medicina na Universidade de Buenos Aires. Agora, está arrumando as malas para embarcar para a Argentina.

 

Além de Mariana, também tiraram nota 960 na Redação do Enem os estudantes Anna Raquel Da Silva Cordeiro (Escola SESI Ignez Pitta de Almeida - Barreiras), Amora Jurberg Lima (Escola SESI Djalma Pessoa – Piatã), Kamyla Lacerda Rodrigues (Escola SESI Ignez Pitta de Almeida - Barreiras, Isaac Oliveira Dos Santos de Jesus (Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Retiro) e Maria Luíza Soares Pereira (Escola SESI Anísio Teixeira – Vitória da Conquista).

 

Confira no Instagram da Escola SESI Bahia https://www.instagram.com/escolasesiba/ 

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.