Conselho do SESI comemora os 100 anos de Djalma Pessoa

Institucional


Carlos Cohim Silva entrega placa de homenagem, ao lado de Armando Neto e Ricardo Alban Foto: Junior Costa/GCI

 

Conselho Regional do SESI prestou nesta quinta-feira homenagem especial ao conselheiro mais longevo do SESI Bahia e que também foi o seu primeiro funcionário

 

Com a presença da família, o conselheiro Djalma Pessoa, que completou 100 anos, nesta quarta-feira, dia 29.03, foi homenageado na reunião mensal do Conselho Regional do SESI Bahia. Na abertura da reunião, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o presidente da FIEB e do Conselho Regional do SESI Bahia, Ricardo Alban, destacou que “não se tratava simplesmente de uma homenagem, mas de um reconhecimento pelo que Djalma Pessoa representa para o SESI e o Sistema Indústria e por quem todos têm um enorme carinho”.

 

Primeiro funcionário do SESI Bahia, entidade na qual ingressou em 1948, Djalma Pessoa teve uma vida dedicada à instituição. Por 40 anos passou de assistente a superintendente e, após se aposentar, em 1988, assumiu a vaga de conselheiro vitalício, que ocupa até os dias atuais. Com isso, deu continuidade à sua contribuição para o desenvolvimento das atividades da entidade que tem como principal missão fomentar a educação e cuidar da saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria.

O superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, fez um discurso em que destacou a trajetória de Djalma Pessoa na instituição e anunciou a realização de concurso cultural dedicado ao homenageado, o Prêmio Literário Centenário Dr. Djalma Pessoa. A premiação será para estudantes da rede SESI dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O concurso literário, que será anual, terá como tema Indústria, Tecnologia e Longevidade.

 

A filha de Djalma Pessoa, Nora Pessoa Gonçalves falou da enorme satisfação de estar presente à homenagem e por poder comemorar com os conselheiros, o SESI e a FIEB o aniversário do pai. “Foi uma vida inteira de dedicação a essa instituição, que sempre foi sua segunda casa, sua cabeça pensante e seu orgulho. Todo o seu pensamento e trabalho eram dedicados à Saúde e Educação do trabalhador da Indústria e suas respectivas famílias”, declarou. Os filhos, conta Nora, sempre entenderam a importância do SESI pare ele.  

 

Também presente, à homenagem, Marina Pessoa ressaltou o quanto Djalma Pessoa é um exemplo de honestidade, lealdade, integridade e liderança. “Sua dedicação para com a entidade vem desde a fundação. Tive o prazer de acompanhar de perto o seu esforço diário de fazer a empresa crescer, ajudando no apoio sobre saúde, educação e lazer, proporcionado aos trabalhadores da indústria e seus familiares. Ele fez muitas melhorias, inclusive abrindo a Escola Especializada. Na família até brincávamos dizendo que o SESI era sua segunda esposa!”, lembrou.

 

As filhas de Djalma pessoa também pontuaram a importância destas homenagens e destacaram o fato de o SESI ter dedicado a ele o nome de uma escola. Presente à comemoração, o conselheiro Victor Ventin, ex-presidente da FIEB, lembrou que a decisão de homenagear Djalma Pessoa, em 2010, com o nome da primeira escola de ensino médio da rede SESI foi acolhida por unanimidade pelos conselheiros do SESI e também pela diretoria da FIEB.

 

Ao final, foi entregue pelo conselheiro Carlos Cohim Silva uma placa à família do homenageado, que não pode ser fazer presente, e um quadro feito pelo artista plástico Geraldo Lopes, elaborado com fios de linha, retratando o homenageado.

 


Colaboradores do SESI e integrantes do Conselho, com a família do homenageado

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.