Estudante baiana participa de feira de ciência e engenharia nos EUA

Educação

Aluna da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Heloisa de Souza vai apresentar projeto sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). Evento acontece entre 13 e 19 de maio.


Heloisa de Souza desenvolveu um aplicativo para divulgar as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). Foto: Divulgação

A estudante baiana Heloisa de Souza, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, vai participar da International Science Engineering Fair – Regeneron ISEF, considerada a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontece em Dallas, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 19 de maio. A vaga para integrar a delegação que vai representar o Brasil no evento científico internacional foi conquistada na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em novembro do ano passado, com um projeto sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs).

Aos 15 anos, Heloísa está reforçando os estudos da língua inglesa para apresentar o projeto APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs na feira científica. No projeto de pesquisa, com orientação da professora Karole Pereira Silva, ela desenvolveu um aplicativo para divulgar espécies de PANCs que são comuns na região Nordeste. No total, o app reúne 15 espécies de vegetais, explicando suas características, formas de identificá-los, propriedades nutricionais, benefícios, contraindicações e receitas para incentivar o consumo das PANCs.

“Fiquei muito feliz ao ser selecionada para participar da ISEF. Divulgar o projeto para outras pessoas é uma grande oportunidade. Promover a divulgação das PANCs é justamente o intuito do projeto. Conseguir mostrar isso para outros jovens, em outra cultura, é muito gratificante”, conta a estudante, que embarca para os Estados Unidos no próximo dia 12 de maio, em sua primeira viagem internacional.

Iniciação Científica

Heloisa participa do Programa de Iniciação Científica da Escola SESI desde o oitavo ano do ensino fundamental, quando passou a pesquisar as PANCs. “Fiquei surpresa quando descobri que elas têm uma grande propriedade nutricional, mas não são muito aproveitadas no cotidiano, achei importante divulgar esses vegetais. Além disso, a disseminação dessas informações também pode contribuir para reduzir a questão da insegurança alimentar, que alcança muitas pessoas”, conta a jovem, que vai viajar acompanhada pela professora Lorena Brito Góes Vieira, do Programa de Iniciação Científica da escola.

De lá pra cá, ela tem avançado na pesquisa e, como próximos passos, pensa em ampliar as espécies de plantas disponíveis, abrangendo plantas de outras regiões do país, além de disponibilizar o aplicativo nas lojas de aplicativos para ampliar o alcance de divulgação da ferramenta. Para isso, a jovem começou a estudar linguagem de programação.

Este é o terceiro ano consecutivo que um projeto desenvolvido por estudantes da Escola SESI conquista vaga para participar da Regeneron ISEF. “Credenciar projetos para feiras científicas internacionais como a ISEF é um reconhecimento da nossa atuação com Programa de Iniciação Científica, que busca despertar nos nossos estudantes o interesse pela pesquisa, buscando soluções para problemas da atualidade”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.