Mais de 2,7 mil pessoas participaram da primeira corrida da Instituição neste Dia do Trabalhador, na orla da capital baiana
Podium geral feminino na categoria Industriário Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB
Mais de 2.700 pessoas participaram da primeira edição da Corrida Nacional do SESI, em Salvador, realizada na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, em Salvador. O evento fez parte de uma mobilização nacional promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que aconteceu simultaneamente em 27 cidades de 23 estados.
Com percursos de 5 km e 10 km – caminhada e corrida – a prova atraiu atletas profissionais, amadores, trabalhadores da indústria e suas famílias. Os participantes competiram em diferentes categorias, incluindo industriário, pessoa com deficiência (PCD) e o geral, com premiações para os primeiros colocados.
Largada da 1ª Corrida Nacional do SESI e Salvador, no Parque dos Ventos, na Orla da Boca do Rio
A Corrida SESI do Trabalhador faz parte de uma série de ações da entidade em prol da saúde integral do trabalhador da indústria, reforçando o papel do SESI como promotor da qualidade de vida, prevenção e bem-estar.
Na capital baiana, a iniciativa teve como destaque, além do incentivo à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, a solidariedade: a ação resultou na arrecadação de cerca de cinco toneladas de alimentos, que serão doados ao Hospital Martagão Gesteira.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, destacou a importância da Corrida: “Além de homenagear os trabalhadores, esse evento reforça a responsabilidade social da indústria e valoriza práticas que contribuem para a preservação da saúde e da qualidade de vida”.
Já o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Júnior, reforçou o caráter nacional da mobilização: “Essa é a primeira corrida nacional do SESI, com realização em 27 cidades. Aqui em Salvador, tivemos quase três mil participantes. É uma ação que celebra o Dia do Trabalhador promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. Correr faz bem, tem a ver com a gente e com a vontade de fazer um Brasil melhor”.
“Foi um evento grandioso, com grande participação. Agradeço à equipe do SESI, aos parceiros e aos trabalhadores que estiveram conosco. Ano que vem tem mais”, já programou o diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando Costa Neto, ao destacar que o sucesso do evento reflete o trabalho conjunto das equipes envolvidas.
Entre os participantes da prova, esteve a gerente de Promoção da Saúde do SESI Bahia, Luísa Lima, que também é atleta amadora. Ela ficou em 3º lugar no geral feminino na prova de 5 km e em 1ºlugar, também do feminino, na categoria industriário.
Fotos Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema Fieb
“Foi um desafio organizar tudo em tão pouco tempo, desde que a corrida foi anunciada em janeiro. Mas, como atleta, viver isso por dentro torna tudo mais gratificante. Estou me preparando para minha primeira maratona em julho, em São Paulo, e hoje bati meu recorde pessoal. Subir ao pódio representando a indústria é um privilégio e fruto de muito esforço e constância. A corrida sempre entrega algo além do resultado: uma amizade, um aprendizado. Ver a animação das pessoas, o incentivo mútuo, é o que faz esse esporte tão especial”, avaliou Luísa.
A estrutura do evento também chamou atenção: Pit Stop do Atleta, com serviços de massoterapia e entrega de kits alimentares; show da banda Água Fresca; área infantil com brinquedos e atividades recreativas, além de pontos de hidratação e uma programação que envolveu toda a família.